Porquê Psiquiatria?

A Consulta de Psiquiatria

A Psiquiatria é uma especialidade médica que actua ao nível da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diversas perturbações psiquiátricas, incluindo:

 

  • Perturbações de Ansiedade, incluindo Perturbação de Pânico e Fobias
  • Perturbações Depressivas
  • Esquizofrenia e outras psicoses
  • Perturbação Bipolar
  • Perturbação de Stress Pós-Traumático
  • Dependências de Substâncias
  • Demência com alterações psiquiátricas  
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva

Tal como em todas as outras especialidades médicas, a abordagem do paciente baseia-se na colheita de histórica clínica, agrupamento de sintomas, diagnóstico e proposta terapêutica. Os exames complementares de diagnóstico são potencialmente importantes nesta especialidade, mas em Psiquiatria a história clínica é sem dúvida o elemento central para que se efectue um diagnóstico correcto e se proponha um tratamento eficaz.

Neste contexto, enquanto especialista em Psiquiatria, sou da opinião de que as consultas de Psiquiatria deverão ter duração suficiente para que seja possível fazer um enquadramento biológico, psicológico e social do doente, no sentido de o compreender e de assim dar uma melhor resposta às suas necessidades e expectativas.

Assim sendo, defendo que uma primeira consulta de Psiquiatria deverá ter sempre cerca de uma hora de duração, sendo que as consultas de seguimento deverão durar em média cerca de 30 minutos, sendo por vezes possível encurtar este período em pacientes francamente estáveis, ou prolongá-lo em paciente com sintomatologia activa. 

 

Existe ainda um grande estigma associado à doença mental, e muitos pacientes que estão em situação de sofrimento emocional têm receio de ir a uma consulta de Psiquiatria. Para além disso, existe um medo generalizado em relação aos efeitos secundários das medicações psiquiátricas, que desmotiva o paciente na procura de ajuda. 

Felizmente a evolução científica recente permitiu criar medicamentos mais eficazes, com menor incidência de efeitos adversos, aumentando substancialmente a qualidade de vida do doente, sem prejudicar a sua capacidade de desempenhar uma vida activa e prazerosa.

Para que tal aconteça é também indispensável a existência de uma boa relação entre o paciente e o seu médico psiquiatra, apenas possível através de:

Por parte do médico: comunicação clara do diagnóstico e esclarecimento médico compreensível sobre qual o mecanismo de acção, propósito e expectativas em relação aos fármacos prescritos


Por parte do paciente: colocação de questões, voto de confiança em relação ao tratamento proposto, adesão às consultas de seguimento e  partilha detalhada com o seu médico sobre os aspectos positivos e negativos do tratamento.  


Paralelamente ao seguimento psiquiátrico, caso se justifique, o paciente poderá ainda ser referenciado para realização de psicoterapia ou seguimento por outras especialidades.  

“Neste contexto, enquanto especialista em Psiquiatria, sou da opinião de que as consultas de Psiquiatria deverão ter duração suficiente para que seja possível fazer um enquadramento biológico, psicológico e social do doente, no sentido de o compreender e de assim dar uma melhor resposta às suas necessidades e expectativas. Assim sendo, defendo que uma primeira consulta de Psiquiatria deverá ter sempre cerca de uma hora de duração, sendo que as consultas de seguimento deverão durar em média cerca de 30 minutos, sendo por vezes possível encurtar este período em pacientes francamente estáveis, ou prolongá-lo em paciente com sintomatologia activa”  – José Ramos

Porquê Psiquiatria?

Contacte-me se tiver dúvidas ou pretender agendar uma consulta

Envie-me uma descrição sumária do seu problema, e receberá uma pré-avaliação gratuita, sem compromisso
CAPTCHA image

Ajude-nos a prevenir o spam. Obrigado.